O cuidador pode evitar diversos problemas mantendo uma comunicação clara, objetiva e honesta sobre o cuidado prestado ao idoso e como os conflitos o afetam, sempre de forma pacífica. Lembre-se que, muitas vezes, as famílias não aceitam o cuidador como uma pessoa que opina, portanto, sempre peça permissão para falar, evite tomar partido e escolha o melhor momento.
Outras dicas de comunicação:
Deixar o outro falar
Não interromper o outro
Não elevar o tom de voz
Demonstrar empatia (colocar-se no lugar do outro)
Centrar-se no que é dito (e não no que você acha que será ou foi dito)
Evitar chegar a conclusões antecipadas
Não deixar transparecer as emoções pessoais
Dizer para a pessoa o que você entendeu que ela disse e dar a oportunidade deela reformular sua ideia, caso tenha se expressado mal
Manter a confiança no outro
Auto-conhecimento sobre os seus próprios limites
Flexibilidade de ponto de vista
1) Explique com as suas palavras o que é conflito e de que forma ele pode trazer benefícios .
2) Dê um exemplo para cada uma das situações conflituosas entre:
a) Idoso e sua família
b) Familiares do idoso
c) Cuidador e idoso
d) Cuidador e familiar
e) Cuidador e colega
3) Para cada um dos exemplos da questão 2, indique como você lidaria com a situação. (Não vale dizer que você vai sair do caso, pois isso significa evitar o conflito ao invés de solucioná-lo).
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