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comunicação clara, objetiva e honesta sobre o cuidado prestado ao idoso



O cuidador pode evitar diversos problemas mantendo uma comunicação clara, objetiva e honesta sobre o cuidado prestado ao idoso e como os conflitos o afetam, sempre de forma pacífica. Lembre-se que, muitas vezes, as famílias não aceitam o cuidador como uma pessoa que opina, portanto, sempre peça permissão para falar, evite tomar partido e escolha o melhor momento.


Outras dicas de comunicação:

  • Deixar o outro falar

  • Não interromper o outro

  • Não elevar o tom de voz

  • Demonstrar empatia (colocar-se no lugar do outro)

  • Centrar-se no que é dito (e não no que você acha que será ou foi dito)

  • Evitar chegar a conclusões antecipadas

  • Não deixar transparecer as emoções pessoais

  • Dizer para a pessoa o que você entendeu que ela disse e dar a oportunidade deela reformular sua ideia, caso tenha se expressado mal

  • Manter a confiança no outro

  • Auto-conhecimento sobre os seus próprios limites

  • Flexibilidade de ponto de vista


1) Explique com as suas palavras o que é conflito e de que forma ele pode trazer benefícios .


2) Dê um exemplo para cada uma das situações conflituosas entre:

a) Idoso e sua família

b) Familiares do idoso

c) Cuidador e idoso

d) Cuidador e familiar

e) Cuidador e colega


3) Para cada um dos exemplos da questão 2, indique como você lidaria com a situação. (Não vale dizer que você vai sair do caso, pois isso significa evitar o conflito ao invés de solucioná-lo).

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