top of page
Foto do escritorcoopidade

Rotina de idosos requer cuidados especiais com alimentação e segurança

Saiba os principais cuidados que devem ser tomados para apoiar a rotina dos idosos


Para manter a qualidade de vida e saúde de um idoso, é necessário que a família tenha atenção a muitos aspectos que permeiam o dia a dia dessa pessoa. É importante estar atento a questões bem específicas principalmente quando se trata de alimentação, controle de medicamentos e segurança.


Por mais independente que seja o idoso, os cuidados gerais mais importantes devem ficar a cargo de outra pessoa que possa estar sempre presente, como um cuidador familiar ou profissional. Entre as tarefas mais comuns para as quais um idoso precisa de ajuda estão cuidar da higiene pessoal, fazer compras, preparar refeições, ir ao médico e lidar com as finanças pessoais, entre muitas outras. Confira a seguir os principais cuidados que podem tornar mais simples e segura a rotina do idoso.


Dieta e atividade física

O acompanhante ou cuidador deve prestar atenção especial à dieta do idoso, para que ela mantenha sempre um equilíbrio entre os grupos alimentares adequados e evite excessos desnecessários. O cuidador ainda deve manter o idoso sempre hidratado, oferecendo uma quantidade suficiente de líquidos ao longo do dia. Para ajudar a manter o bem-estar, o ideal ainda é que seja estimulada a adoção de uma atividade física simples, como caminhada ou hidroginástica.


Medicação em dia

Se o idoso faz uso de medicamentos, é sempre importante estar atento aos horários e doses diárias para evitar o agravamento de doenças. O uso de uma caixa organizadora é altamente recomendável nesses casos, pois auxilia tanto o cuidador quanto o idoso a manter a medicação em dia.


Segurança no ambiente

Quando se fala em segurança para os idosos, a indicação é tornar o ambiente de casa tão seguro quanto for possível, da mesma forma que seria feito para uma criança. Entre os elementos necessários estão: corrimãos em todas as escadas, rampas de acesso se necessário, boa iluminação, uso de tapetes antiderrapantes, apenas para citar alguns exemplos.


Por fim, um dos cuidados mais elementares é manter o contato próximo com a família. Por parte dos familiares, demonstrar preocupação e interesse são ações que oferecem bons resultado e estimulam os idosos a cuidarem de si mesmos e buscarem uma vida plena e feliz.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page